fevereiro 08, 2015

Abre parênteses ( universo Blythes...

Hoje vim falar um pouquinho desse pequeno, porém intenso mundo Blythes, sim, aquelas bonecas cabeçudas com olhares enigmáticos, marcantes e apaixonantes!

Quem me acompanha nas redes sociais, como facebook e instagram já se deparou com fotinho das minhas meninas e para quem está acostumado a me ver somente no mundo E.V.A e artesanato, acaba rolando as seguintes perguntas: É de E.V.A?? É você quem faz??
Não gente, não é de E.V.A e tampouco sou quem quem faz...aliás quem me dera..hahaha
As Blythes não são bonecas artesanais, são de plástico e borracha, tipo Barbie...

Cheguei a conclusão que  as Blythes são desconhecidas bonecas para muita gente e por esse motivo resolvi fazer este post, em especial a todos os meus seguidores que acompanham meu trabalho!


Trabalhando a tanto tempo voltada para o lúdico, na criação de bonecas, decoração
e universo infantil, minha paixão pelo mundo bonequeiro foi muito além,
hoje sou completamente apaixonada por bonecas em geral, bonecas artesanais de todo o tipo, as bonecas de pano como Tildas e similares eu morro de amores, Magnólias, Gorjus, Sara Kay (não é de hoje..rs), Prima Dolls, enfim, mesma essas que nunca saíram do papel (pelo menos pelos criadores delas não) eu gostei, me apaixonei e quem me acompanha sabe né...

E saindo do mundo artesanal, existe um universo bonequeiro encantador e que não é para criança não mas sim para adultos, mulheres e homens colecionadores de Barbies, Monthers High e claro das Blythes, do mesmo jeito que existe colecionadores de selos, relógios, carros, livros, existe os colecionadores de bonecas, existe os colecionadores e completamente apaixonados por Blythes na qual eu me incluo!

como não amar?

Um pouquinho da história...
As Blythes foram lançadas em 1972, pela empresa americana Kenner. Mas elas eram bonecas a frente do seu tempo e não fizeram o sucesso esperado, em menos de um ano sumiram das prateleiras. Durante alguns anos, as Blythes eram apenas conhecidas por alguns colecionadores de bonecas.

Ao mesmo tempo em que foi lançada nos Estados Unidos, a Blythe também foi comercializada no Japão com o nome “Mahou no Hitomi AiAi Chan”, que significa “Os olhos de Magia AiAi Chan” licenciada pela Tomy Corp Brinquedos. A boneca era basicamente a mesma, com pequenas mudanças como pálpebras mais brilhantes e cabelos mais macios. AiAi Chan é extremamente difícil encontrar nos dias de hoje e são incrivelmente caras.
Em 1997, produtora de TV e video Gina Garan conheceu as Blythes através de uma amiga que lhe mostrou a boneca no eBay por achar que se parecia com ela. Com uma câmera antiga e sem conhecimento nenhum em fotografia, ela passou a fotografar a boneca em suas viagens e em 2000 lançou o livro com essas fotos, o This Is Blythe.
Gina também apresentou a boneca a sua agente no Japão, Junko Wong. O seu primeiro projeto em conjunto foi uma animação em Stop Motion para o comercial de Natal da rede de lojas Parco.

A partir daí aquelas bonecas que foram rejeitadas décadas atrás passaram a valer pequenas fotunas.
Em 2001 a primeira das Neo Blythes foi produzida pela CWC e fabricada pela japonesa Takara jutamente com a exposição das fotos de Gina Garan. O modelo Parco Limited Edition (1000 bonecas), esgotou em menos de uma hora. No mesmo ano ainda foram lançados mais 5 modelos.

Fonte: Weloveblythe

Minha Mel <3 i="">

Eu conheci as Blythes a mais ou menos uns 5 anos quando ainda o Flickr era uma rede super ativa,
havia em meu círculo de amigos uma pessoa colecionadora e sempre postava fotos, ela criava diálogos entre as bonecas e eu achava meio estranho mas ficava encantada com a boneca mas nunca procurei nem saber que boneca era, mas através dessa mesma pessoa eu acaba vendo outras fotos, mas nunca passou de admiração apenas...passado um tempo, logo quando surgiu o Pinterest eu encontrei as Blythes por lá e aquelas fotos maravilhosas que não tem fim, passava muito tempo ali "viajando" nas Blythes, mas sempre achei algo muito distante, inacessível, algo para só admirar de longe...

Essa é a Louise...carinhosamente chamada de Lou

Bom, fiquei uns 2 anos "namorando" as Blythes por fotos, até que ficou insuportável
não poder pegar em uma e chamar de minha..rsss
E o ano passado resolvi ir atrás, saber como comprar, onde comprar, valores..enfim chegou a hora..kkk

Talvez essa inacessibilidade, fazem delas bonecas tão caras e especiais, e entrar nesse mundo a princípio é um choque. Um choque com os preços, com os acessórios, com as roupas, é tudo muito lindo e caro, um choque por saber que a paixão por elas é muito mais forte do que imaginamos, existe colecionadores e mais colecionadores, viciados e doentes por Blythes...rss..é uma mundo surreal e fantástico, é entrar e não sair mais...Começar neste hobby é como mergulhar em um país das maravilhas :)

Duda e Mel (A Duda foi a minha primeira!)

Existe também um trabalho muito lindo de customização, algumas apaixonadas pelas Blythes
fizeram do hobby uma profissão, customizando os rostinho, pois quando compramos ela nova, ela não tem essa make linda, ela é feito artesanalmente, como também os cabelos como da Lou, ele é artesanal, não tem Blythe original com esse tipo de cabelo.
E esse serviços vc manda fazer a parte ou já compra uma Blythe customizada, no meu caso prefiro a segunda opção, só se vc quiser algo muito específico...

Outra questão que vc se depara logo quando entra é sobre as bonecas originais e as fakes, diversos modelos que tem, marcas...enfim..é meio complexo e chatinho essa parte que só interessa mesmo para quem vai entrar no hobby, comprar ou comercializar então deixo isso para os links que deixarei no final...

Alice, a segunda que chegou por aqui...

Ok, mas qual a graça que tem essas Blythes?? :D
Como eu já disse, é um mundo que apesar de pequeno é intenso, as Blythes estão sempre 
movendo montanhas..kkk
Acontece exposições, eventos e encontros com o intuito de reunir  fãs e colecionadores.Grandes estilistas de moda e customizadoras  fazem parte disso tudo também...
E fotografá-las transformando-as em mini pessoinhas é onde toda a magia e encanto acontece!Na fotografia  trazemos essas criaturinhas para o mundo real e surreal ao mesmo tempo!
São super fotogênicas com esses olhares envolventes, roupas, acessórios, móveis, objetos, bichinhos
tudo é válido na criação de cenários e fotos incríveis...
Tem muitos grupos nas redes sociais voltados somente para exposição de fotos, acontece concursos, desafios e muita interação neste meio!
Além de ser decorativas demais, chamam a atenção de qualquer pessoa que bate o olho...

Evento We Love Doll 2014 (eu fui \o/)

A família toda junta, são 5 no total
e estou aguardando mais uma chegar \o/

E para quem quiser saber mais, recomendo o site Weloveblythe,
é super completo com tudo, mas tudo mesmo que vc precisa saber sobre esse universo:

E para quem quiser acompanhar a "vida das minhas meninas"
me sigam lá no instagram ou para ver mais fotinhos, passem lá no Flickr e acompanhem

Ou lá no Pinterest, basta seguir o painel:

Quem quer comprar, lá no facebook tem muitos grupos voltados para isso, alguns deles são:
Adoção Dolls Brasil
D.e.s.a.p.e.g.o
Bonequeiros [o mercado]

Acho que deu para ter uma ideia sobre esse meu mundo paralelo chamado Blythe...rs
Esse universo cômico e lúdico de se apaixonar!

bjão e ah, fecha parênteses ) :)

































Um comentário:

  1. Olá, tudo bom?
    Vim te convidar a participar do sorteio de uma bolsa linda para guardar seus materiais de artesanatos + acessórios surpresa no meu blog.
    Segue o link para se inscrever:

    http://thelmasallesartesanatos.blogspot.com.br/2015/02/sorteio-de-1-bolsa-camila-acessorios.html

    É só entrar, seguir e deixar seu e-mail, está super fácil.
    Bj

    ResponderExcluir

Oi! O que você achou do blog, o que está faltando, o que mais gostou? Comente, sua opinião é muito importante para mim!